Consumidor pode contestar cobrança de ICMS sobre energia elétrica não fornecida

A tese sobre a não incidência do ICMS sobre a demanda contratada de energia elétrica e não fornecida obteve uma grande vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Primeira Seção do STJ definiu entendimento de que o consumidor possui legitimidade para contestar a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no caso de energia elétrica que, apesar de contratada, não foi efetivamente fornecida.

Vale lembrar que o conceito de consumidor utilizado no caso não é o mesmo conceito técnico do direito consumerista, mas simplesmente o de destinatário final. Assim, as pessoas, geralmente jurídicas, que celebram contratos de demanda energética com as consecionárias de Energia elétrica, podem questionar a incidência do imposto estadual e pedir a repetição do indébito, independentemente de utilizar a energia diretamente na sua atividade. Exemplos comuns são os hospitais, frigoríficos, bancos, grandes coorporações, entre outros.

O julgamento se deu no rito dos recursos repetitivos, previsto pelo artigo 543-C do Código de Processo Civil, e vai orientar os tribunais de segunda instância no tratamento dos recursos que abordam o mesmo tema e que estavam sobrestados à espera da decisão do STJ.

Os ministros rejeitaram o argumento do fisco de que o destinatário final da energia não integra a relação tributária, já que não arca diretamente com os custos do imposto. Para o ministro Cesar Asfor Rocha, esse entendimento é perverso quando aplicado aos serviços de concessionárias públicas.

Furriela Advogados – Rodrigo Lacombe

1701 Pennsylvania Avenue NW, 
Suite 200, 20006
Washington - DC, USA

Telefone: +1 (202) 580-6641

Av. das Nações Unidas, 10.989
10º andar, CEP 04578-000
São Paulo/SP - Brasil

Telefone: +55 (11) 3040-4900


© Copyright Furriela 2015. Todos os direitos reservados. by: AW Digital